A proteína whey pode ser um complemento nutricional importante nas dietas de emagrecimento, em especial nas dietas ricas em proteínas.

É certo que é um suplemento amplamente utilizado por quem pratica treinos de alta intensidade com a finalidade de ganhar ou manter a massa muscular, no entanto qualquer pessoa pode beneficiar deste suplemento proteico, especialmente quem deseja emagrecer.

A whey proteína ou o soro de leite graças à sua versatilidade permite ser adicionada a muitas preparações, como panquecas, batidos, smoothies, sopas… elevando o seu valor proteico e nutricional, bem como o seu efeito saciante e desta maneira reduzir o apetite.

A proteína whey ajuda a perder peso

A proteína whey ajuda a perder peso, não porque contenha alguma substância “mágica” que faça logo emagrecer, mas porque o soro de leite em pó é um suplemento rico em proteínas, e como tal pode ser integrado no marco de uma alimentação saudável, sem descurar outras fontes de proteínas importantes. A utilização da whey protein vai permitir perder gordura sem afetar a massa muscular, ao mesmo tempo que combate a flacidez, o que se traduz num emagrecimento saudável. O objetivo é perder gordura e não massa muscular.

Algumas sugestões para incluir a proteína de soro de leite na sua dieta:

  1. Baixo valor calórico: a whey proteína é extremamente pobre em gordura e calorias, contém todos os nutrientes importantes do leite como vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro e oligoelementos, mas ao contrário deste, tem uma concentração mínima de hidratos de carbono, o que é particularmente útil nas dietas pobres em carboidratos.
  2. Pode substituir uma refeição: quando num caso pontual não há tempo para cozinhar (desde que não se torne um hábito), é certamente mais saudável comer algo do que saltar uma refeição. O soro de leite em pó é prático e fácil de levar, podendo ser rapidamente misturado com água, ou outro liquido, ou ser adicionado ao iogurte. E, fora de casa ou no local de trabalho permite ter uma refeição rápida.
  3. Pequeno-almoço proteico: o ritmo de vida atual nem sempre permite preparar ovos mexidos logo de manhã, por isso um suplemento proteico é a maneira mais rápida e prática para enriquecer com proteína a primeira refeição do dia.
  4. Pequenos snacks: quem tem de fazer mais vezes ao longo do dia pequenas refeições, não no sentido de “comer mais do que deve”, mas em substituição dos habituais lanches, ingerir um batido de proteína de soro de leite pode ser uma solução prática para esse efeito.
  5. Preservar a massa muscular magra: qualquer dieta baixa em calorias tem o inconveniente de levar à perda de massa muscular. No entanto, um suplemento proteico como o soro do leite rico em aminoácidos essenciais vai estimular a síntese de proteínas. O resultado é conseguir que o corpo perda gordura e não massa muscular.
  6. Efeito saciante: a proteína tem a capacidade de regular as hormonas leptina e insulina, relacionadas com o apetite e a obesidade, mantendo estável a glicemia e reduzindo a fome e, ainda o excesso de peso e a diabetes. É por esta razão que as dietas ricas em proteínas, onde a ingestão de hidratos de carbono é significativamente reduzida são bem sucedidas devido à sensação de saciedade proporcionada pelas proteínas.

Como escolher um bom suplemento de proteína whey

Há vários tipos de proteína de soro de leite, mas uma especialmente rica em proteínas é a Whey Protein Isolado (WPI), com cerca de 90% de proteína e bastante pobre em gordura, colesterol e lactose – sendo o suplemento ideal para quem segue uma dieta pobre em carboidratos. É também o suplemento preferido dos atletas, isto porque o seu teor em aminoácidos, em particular a leucina, fazem da whey proteína um dos melhores produtos para a manutenção da massa muscular.

Cabe ainda referir que os suplementos de proteína não devem substituir uma dieta equilibrada e variada.