A dieta de Atkins é conhecida como a dieta da proteína, já que prioriza o consumo de carnes, peixes e restringe alimentos como o arroz, massas, batata, farinhas e determinadas frutas. No entanto, não elimina por completo os hidratos de carbono. Na primeira fase deve haver uma ingestão de 20 gramas de hidratos de carbono líquidos.

Ao saber calcular os hidratos de carbono líquidos dos alimentos, vai assegurar-se que não ultrapassa as quantidades de hidratos de carbono recomendada para cada fase da dieta, porque, é respeitando essa quantidade exata que lhe vai permitir perder peso, ou manter o peso, no caso de estar na fase de manutenção. Lembre-se que é devido à restrição dos hidratos que vai perder peso e não das calorias. Por outro lado é conveniente que siga a lista dos alimentos permitidos para garantir que está a seguir a dieta à risca.

Como calcular os hidratos de carbono líquidos

O que são os Hidratos de carbono líquidos?

A fibra dos alimentos é uma parte dos hidratos de carbono que pode ser encontrada em muitas frutas, legumes e grãos integrais. A fibra alimentar não é digerida pelo corpo, pelo que não se transforma em açúcar, é quase toda eliminada pelo organismo, sendo por isso algo benéfico para quem está a fazer uma dieta baixa em hidratos como a Atkins ou a Dukan, o que lhe vai permitir comer mais gramas de hidratos de carbono. Para tal é importante escolher alimentos ricos em fibra, não só pelo facto que já todos conhecemos, que a fibra é saciante, absorve gordura, contribui para o emagrecimento etc., mas aqui o que interessa é que a fibra deve ser subtraída dos hidratos de carbono para obter os hidratos de carbono líquidos.

Por exemplo: Ao comparar o pão branco com o pão integral, vemos que uma fatia de pão branco tem cerca de 10 g de hidratos de carbono e praticamente nada de fibra, já uma fatia de pão integral tem, não só menos hidratos de carbono, cerca de 8 g e também mais fibra, cerca de 2 g. Como se comportam no corpo? Ao comer a fatia de pão branco os 10 gramas de hidratos de carbono entram na corrente sanguínea. Mas quando come a fatia de pão integral, que tem, mais ou menos, 2 gramas de fibra, apenas 6 dos 8 g de hidratos de carbono chegam ao sangue.

Desta maneira ao escolher alimentos ricos em fibra em vez de alimentos refinados, não só vai contribuir para melhorar a saúde, mas também aumentar algumas gramas na contagem dos hidratos de carbono.

Aprenda como calcular os hidratos de carbono líquidos

Primeiro leia os rótulos e encontre os nutrientes que contêm os alimentos: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, fibra. O que interessa quando seguimos uma dieta proteica como a dieta Atkins é a quantidade dos hidratos de carbono. Depois subtraia as gramas de fibras do total dos hidratos de carbono para obter os hidratos de carbono líquidos.

Proceda desta maneira para calcular os hidratos de carbono líquidos

  1. Leia os rótulos dos alimentos. Encontre a quantidade em gramas de hidratos de carbono de uma porção do alimento (normalmente uma porção/dose é 100 g)
  2. Depois verifique o número total de gramas de fibra da mesma porção de alimento
  3. Agora subtraia o número de gramas de fibra do número de gramas de hidratos de carbono. O número que obteve representa a quantidade de hidratos de carbono líquidos. Ou seja, os hidratos de carbono líquidos são os hidratos de carbono totais menos as fibras.

Dica

Para calcular os hidratos de carbono líquidos das frutas e legumes ou outros alimentos frescos que não trazem rótulos nutricionais, use um contador de gramas de hidratos de carbono como o do Site da Atkins. Noutros sites que fornecem informações nutricionais sobre os alimentos frescos também poderá encontrar os valores de fibras e hidratos de carbono.