Um pequeno almoço rico em proteínas ajuda a emagrecer. Incluir fontes de proteínas ao pequeno-almoço,  é o melhor remédio para controlar o apetite e, por conseguinte o peso, isto porque a proteína é muito mais saciante do que os hidratos de carbono e as gorduras e, além disso acelera o metabolismo.

Pequeno almoço rico em proteínas ajuda a emagrecer

Muitos estudos têm revelado que ingerir ao pequeno almoço proteína, faz com que a pessoa se sinta cheia e saciada ao longo de todo o dia, sem necessidade de estar sempre a petiscar.

Se começar o dia com fatias de pão branco ou cereais açucarados ou bolos ou bolachas ou sumos, tudo isto vai fazer com que os seus níveis energéticos baixem rapidamente levando-a a sentir fraqueza matinal, que farão abrir ainda mais o apetite e, eventualmente provocar mau humor.

Mas, se em vez disso, tomar um pequeno almoço com alimentos proteicos, vai chegar ao almoço sem ter sequer pensado, em um só momento, em comer.

Pequeno almoço rico em proteínas

Efeito saciante da proteína no pequeno almoço

A proteína é um dos nutrientes que mais podemos usar em nosso benefício para saciar a fome e controlar o apetite. O poder saciante da proteína não se compara com nenhum outro. Por isso incluí-la logo na primeira refeição da manhã é o caminho assegurado para chegar com menos fome às refeições seguintes.

A proteína retarda a subida dos níveis de açúcar do sangue após as refeições. Isto é particularmente útil, para aumentar os níveis de saciedade.

Ingerir carboidratos, preferentemente integrais, ou fruta com proteínas na mesma refeição, faz com que os açúcares sejam digeridos mais lentamente, mantendo o açúcar do sangue estável e sem provocar picos de insulina. Esta é a razão pela qual, os seus níveis de energia estarão sempre estáveis e constantes, sem necessidade de estar constantemente a comer, e além disso, vai permitir que o corpo utilize a gordura que tem acumulada como fonte de energia.

Outro ponto positivo, é o efeito térmico da proteína, ou seja os alimentos proteicos são os que mais energia gastam no processo de digestão dos alimentos, ou seja parte das calorias da proteína que ingerir vai ser gasta na digestão.

Ideias de pequenos almoços ricos em proteínas

Ovos, queijo, fiambres, salmão fumado, mas também atum em conserva são boas fontes de proteína que constituem opções rápidas e práticas para incluí-las na primeira refeição da manhã. Passe a incluir estes alimentos ricos em proteínas no seu pequeno almoço, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de carboidratos, para perder peso sem passar fome.

Ovos: o ovo é um dos alimentos que mais prolonga a sensação de saciedade, já que reduz a velocidade de esvaziamento gástrico. Vários estudos revelaram que comer ovos ao pequeno almoço, fez com que, ao longo do dia, se reduzisse a ingestão de calorias. Segundo a pesquisa, os indivíduos com sobrepeso que comeram durante cinco dias por semana ovos ao pequeno almoço, em vez de alimentos como pão branco e outros de pastelaria, perderam mais peso. Ovos cozidos, estrelados, omeletes simples ou com fiambre são boas opções para pequenos almoços ricos em proteína.

Queijo: fatias de queijo, requeijão e queijo fresco, estes últimos podem ser combinados com nozes e alguma fruta fresca, constituem deliciosas propostas para o pequeno almoço.

Fiambres e presunto: umas fatias finas de presunto (sem gorduras) acompanhadas tomate, ervas aromáticas e algumas gotas de azeite é uma uma forma saudável de começar o dia.

Além de alimentos ricos em proteínas, inclua também alguma fonte de hidratos de carbono, sobretudo integrais, mas apenas em porções moderadas (se o objetivo é perder peso) e, no caso de optar também por uma peça de fruta fresca, reduza ainda mais a porção de hidratos de carbono.

Para tornar o seu pequeno almoço rico em proteínas ainda mais saudável evite as fontes de proteínas menos saudáveis como os patês, o bacon, o chouriço e as salsichas.