A Dieta do Dr. Atkins é a dieta da proteína mais famosa para combater o excesso de peso e a obesidade. Por isso, se está decidida  a emagrecer deve saber como funciona a Dieta Atkins. Esta dieta baseia-se no aumento do consumo das proteínas e na redução quase drástica dos hidratos de carbono. Perante a ausência de hidratos de carbono, o corpo começa a utilizar a gordura como fonte de energia e, deste modo, a perda de peso é logo visível nas primeiras semanas.

A Nova Dieta Atkins faz-se em quatro fases. Em todos elas come-se alimentos ricos em proteínas, nutritivos e saciantes como a carne, o peixe, as aves, os ovos, o marisco e as gorduras saudáveis como o azeite ou a abacate. Conforme vão avançando as fases, irão sendo reintroduzidos gradualmente alimentos ricos em hidratos de carbono, mas sempre assegurando que a sua introdução não altere o nível de açúcar no sangue e o apetite, para não “travar” a perda de peso.

Como funciona a dieta Atkins

Como funciona a dieta Atkins?

A dieta Atkins está estruturada em quatro fases, tornando-a mais fácil de ser seguida, sendo a fase mais restritiva a mais curta. As quatro fases são:

FASE 1 ou INDUÇÃO: Tem a duração de 2 semanas, mas pode ser prolongada se desejar perder muito peso, como também pode permanecer menos tempo nesta fase se tem pouco peso a perder. Durante esta fase, é permitido ingerir apenas 20 gramas de hidratos de carbono líquidos por dia, o que obriga o organismo a queimar gordura para obter energia. É assim que vai perder logo peso, com resultados surpreendentes nas primeiras semanas. Os vegetais, por serem pobres em hidratos de carbono, serão os únicos hidratos permitidos, que para além disso são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

FASE 2 ou PERDA DE PESO CONTINUADA: Durante esta fase, vai poder comer mais alimentos. A ingestão diária de hidratos de carbono líquidos aumenta 5 gramas por semana até chegar a cerca de 40-60 gramas por dia. A segunda fase pode durar de 2 semanas a 2 meses, ou pode prolongar-se mais, isso depende de cada pessoa. O ideal é ficar nesta fase até estar a 4 quilos e meio do seu peso desejado. O objetivo desta fase é conhecer a quantidade de hidratos de carbono que pode comer por dia, mas que lhe permita continuar a perder peso, ou seja encontrar o seu equilíbrio de hidratos de carbono.

FASE 3 ou PRE- MANUTENÇÃO: Nesta fase vai poder comer mais alimentos como lentilhas, melões, uvas e outros vegetais ricos em amido, como cenouras ou nabos. A ingestão de hidratos de carbono aumenta 10 gramas por semana. Quando a perda de peso pára e mantem-se durante um mês, é sinal de que o seu corpo encontrou o seu equilíbrio de hidratos de carbono, ou seja a quantidade de hidratos de carbono líquidos que pode comer, mas que lhe permite chegar ao seu peso ideal.

FASE 4 ou MANUTENÇÃO: O objetivo da última fase é ficar no seu peso ideal para o resto da sua vida. A dieta Atkins, a partir de agora transforma-se no seu estilo de vida. Tudo o que aprendeu use a seu favor e mantenha-se sempre no peso que sempre sonhou ter.

Quanto tempo dura a dieta Atkins?

É variável e pode ficar e continuar na fase 4 (no caso de ter atingido o seu peso ideal) todo o tempo que desejar ou achar necessário, ou então voltar a fases anteriores, se engordar algum quilo.

Esta dieta não convém a:

  • Menores de 18 anos
  • Grávidas
  • Pessoas com problemas renais, colesterol alto ou lipídios
  • Diabéticos

Quantos quilos perde num mês com a dieta Atkins?

O melhor da dieta Atkins é que vai perder peso rapidamente e com resultados visíveis a partir da primeira semana. Vai depender de vários fatores como o seu sexo, a sua idade, o estilo de vida e outras razões pessoais. Mas promete uma perda de peso de 5 a 8 quilos em apenas um mês. As proteínas e as gorduras saciam o apetite com grande rapidez. Esta dieta tem também produtos específicos para torná-la muito mais fácil de seguir.