A famosa dieta da proteína do Dr. Atkins é uma das mais famosas dietas das proteínas. Foi criada nos anos 60 pelo médico Robert C. Atkins para tratar problemas de obesidade dos seus pacientes. Sendo depois dada a conhecer em 1972 com o lançamento do livro A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins. Este médico descobriu que o que realmente fazia engordar era o excesso de alimentos ricos em hidratos de carbono. E então propôs um tipo de dieta à base de proteína, isto é carnes, ovos, bacon… não importava a quantidade nem a gordura, o inimigo a combater eram os hidratos de carbono.

E, a prova disso é que durante todos estes anos esta dieta tem sido um êxito. Ganhou milhares de adeptos em todo o mundo, até mesmos famosos como Sarah Jessica Parker, Jessica Simpson ou Catherine Zeta Jones, renderam-se a esta dieta e perderam peso com a dieta da proteína. A partir de aqui nasceram outras dietas inspiradas na Atkins, como a dieta de South Beach, e a mais badalada atualmente a Dieta Dukan.

A Dieta Atkins – dieta das proteínas

A dieta Atkins é muito restritiva, no tocante aos hidratos, e muito permissiva no que diz respeito às proteínas e gorduras. Permite todo o tipo de carnes incluído as vermelhas, enchidos, ovos, queijos… sendo por isso criticada e suscitando alguma polémica pelo excessivo consumo de gorduras saturadas, o que poderia ter como consequência o aumento do colesterol e problemas cardiovasculares. No entanto a versão atual -a Nova dieta Atkins – continua a restringir os hidratos mas põe o enfase nas fontes de proteínas e gorduras saudáveis.

O segredo da dieta Atkins

Por ser muito baixa em hidratos de carbono transforma o corpo numa máquina de queimar gordura em vez de queimar açúcar. Ou seja, o nosso organismo, começa a utilizar as gorduras como fonte de energia, promovendo a cetose, muito próprio nas primeiras fases das dietas cetogénicas, o que logo se traduz na perda de peso rápida.

Quanto peso promete perder?

Esta dieta promete perder 5 quilos em 2 semanas, continuando a perda de peso durante todas as fases de forma segura e, ao mesmo tempo aprenderá a comer e a manter o seu peso de forma permanente.

A dieta Atkins é fácil de seguir

A dieta do Dr. Atkins esta baseada na restrição dos hidratos de carbono, que será compensada com uma abundante ingestão de alimentos ricos em proteínas e vegetais baixos em hidratos. As dietas proteicas gozam de muito sucesso, já que,  não é preciso contar calorias, são saciantes, ninguém passa fome e os resultados são logo visíveis nas primeiras semanas. Por isso, não é tão estranho que tenha causado tanta revolução e atraído a tantos seguidores. A dieta Atkins surge agora renovada e mais adaptada à sua vida diária.

Prós e contras da dieta Atkins

Depois de muito criticada pela comunidade médica mundial, por restringir excessivamente os hidratos de carbono, a dieta de Atkins tem a seu favor, o facto de garantir uma perda de peso rápida, sem que ninguém passe fome. Embora houvesse dúvidas no começo, pelo facto de ser uma dieta baixa em hidratos, situação que poderia ser perigosa para o coração, no entanto, um relatório publicado no New England revelou que uma dieta rica em gorduras boas e proteínas saudáveis não aumentava nenhum dos factores de risco para a saúde.

Por outro lado, as criticas continuam e outros dizem que é uma dieta desequilibrada, pois promove a cetose o que pode causar cansaço, tonturas, insónias. Além disso, faz aumentar o ácido úrico e a ureia, sobrecarregando o figado, os rins e o coração. Se tem problemas de saúde consulte o seu médico antes de iniciar a dieta Atkins. Também não é indicada para mulheres grávidas e gestantes.