A primeira fase ou a Fase 1 da dieta Atkins, conhecida como a Fase da Indução  é a mais rigorosa e permite perder muito peso de forma rápida. Devido à restrição dos hidratos de carbono, o corpo transforma-se numa máquina de queimar gordura em vez de queimar açúcar. Ninguém é obrigado a começar a dieta nesta fase, mas é a maneira de emagrecer mais rápido.

A Fase da Indução tem a duração de 2 semanas, mas pode ser prolongada se desejar perder muito peso, como também pode permanecer menos nesta fase se tem pouco peso a perder. O exercício, a hidratação e os suplementos nutricionais são essenciais nesta fase.

Fase1da dieta Atkins - Fase da Indução

O que comer na fase 1 da Dieta Atkins ?

Na fase da Indução deve comer em todas as refeições, incluindo o pequeno-almoço, pelo menos 115-175 gramas de alimentos ricos em proteínas (isto traduz-se numa porção de carne bem grande). Pode aumentar esta quantidade até 225 gramas, se for um homem alto. O número de refeições por dia fica à sua escolha, se quiser pode fazer três refeições normais por dia, ou então quatro ou cinco pequenas refeições. Não deve é saltar refeições ou passar mais de seis horas sem comer.

As proteínas encontram-se em todas as carnes como vitela, borrego, frango, pato, carne de vaca, boi, porco, peixe, mariscos, ovos e proteínas vegetais (soja). Não se preocupe em retirar as gorduras da carne ou a pele das aves, mas pode fazê-lo, por uma questão de saúde, ou se tem o colesterol elevado.

Quantos Hidratos de Carbono?

Durante esta fase, é permitido ingerir apenas 20 gramas de hidratos de carbono líquidos por dia, o que obriga o organismo a queimar gordura. Os vegetais, por serem pobres em hidratos de carbono, serão os únicos alimentos com hidratos permitidos nesta fase, que para além disso são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Desses 20 gramas de hidratos permitidos, assegure-se que 12 a 15 gramas provenham dos vegetais e legumes. Isto quer dizer que poderá comer cerca de 6 chávenas de vegetais de folhas verdes para saladas e 2 chávenas de legumes cozidos. Para saber melhor, veja a lista de alimentos permitidos e as correspondentes quantidades.

Os outros 5 a 7 g de hidratos que faltam encontram-se em alguns alimentos proteicos, por exemplo certos queijos frescos, ou certos fiambres. Estes alimentos, ainda que ricos em proteínas têm uma percentagem de hidratos de carbono, por isso convém ler sempre os rótulos nutricionais. É por esta razão que os hidratos de carbono nestes alimentos devem ser contabilizados nas 20 gramas de hidratos de carbono líquidos que deve ingerir diariamente.

Óleos e Gorduras

As gorduras não contêm hidratos de carbono, mas devem ser limitadas a 1 colher de sopa. Pode optar por qualquer tipo de gordura, como a manteiga, a maionese (veja que não tenha adição de açúcar), óleos vegetais, mas se se preocupa com a sua saúde, prefira as gorduras saudáveis como o azeite.

Bebidas permitidas

Pode beber água, água com gás, refrigerante de dieta, chás de ervas, café e chá sem cafeína e uma a duas chávenas de chá/café com cafeína e duas chávenas de caldo de carne.

Se tem muitos desejos por doces, pode comer sobremesas de gelatina sem açúcar.

O que são os hidratos de carbono líquidos?

As fibras são hidratos de carbono, mas não são absorvidos pelo intestino, razão pela qual devem ser subtraídas da quantidade de hidratos de carbono. Veja como calcular os hidratos de carbono líquidos.

Alimentos proibidos na fase de indução da dieta Atkins

Totalmente proibido:

  • Alimentos com muitos hidratos de carbono tais como: pão, cereais e derivados como, bolachas, bolos, massas, arroz, batatas, batatas doces, algumas hortaliças…
  • O açúcar e as gorduras trans (neste caso a margarina não é recomendada)
  • Qualquer leite quer seja gordo, meio-gordo ou magro, contém lactose que é um açúcar, e portanto, um hidrato de carbono.
  • As frutas (excepto o abacate)
  • Frutos secos ou sementes
  • As leguminosas, como as lentilhas, grão de bico, feijões secos…

É importante planear a sua comida para toda a semana de modo a ter tudo controlado. Para realmente ficar a saber tudo o que pode comer na primeira fase da dieta Atkins veja a lista dos alimentos permitidos.

Preste muita atenção aos hidratos de carbono escondidos. Encontram-se em muitos alimentos já embalados como molhos, caldos de carne, panados, maioneses light que normalmente contêm farinhas e açúcar. Leia os rótulos.