Depois de ter feito a fase 1 ou fase da Indução, onde perdeu bastante peso e aprendeu as principais regras da dieta Atkins, que basicamente são restringir os hidratos de carbono e compensar ingerindo mais proteínas, agora na Fase 2 da dieta Atkins, a chamada Perda de peso continuada, vai poder comer mais alimentos. Se não passou pele fase de Indução e saltou diretamente para a fase 2 porque não necessita perder muito peso, deve conhecer as regras básicas da fase de Indução e os alimentos permitidos.

Quanto tempo dura a fase 2 da dieta Atkins?

Vai ficar nesta fase até estar a 4,5 kg do peso que deseja alcançar. Só então passará à  fase 3  ou a Pré-Manutenção.

Quais as diferenças entre a fase 1 e a fase 2?

A Fase 2 não é muito diferente da fase 1. Contudo, algo muito importante vai acontecer nesta fase, pois é aqui onde vai ficar a saber qual é o seu equilíbrio de hidratos de carbono, ou seja a quantidade de hidratos de carbono líquidos que pode comer e continuar a perder peso.

O consumo diário das 20 g de hidratos de carbono líquidos da primeira fase irá aumentar gradualmente para 25 g por dia na primeira semana da fase de Perda de Peso Continuada. Na segunda semana aumentará para 30 g de hidratos de carbono líquidos por dia e assim semana após semana, irá aumentando 5 gramas.

O que vai comer na Perda de peso continuada

  • Continue a comer os alimentos da fase 1 – os alimentos ricos em proteína – carnes brancas ou vermelhas, aves, peixe, fiambres, queijos.
  • Coma 5 g mais de hidratos de carbono por semana. Os hidratos de carbono devem provir apenas dos legumes e verduras. Veja a lista de alimentos permitidos
  • Continue a consumir gorduras naturais – azeite, óleos vegetais, manteiga
  • Continue a comer os vegetais que comia na fase 1, mais os que foram introduzidos nesta fase como também nozes e frutos silvestres.
  • Continue a beber cerca de oito copos de água e outros líquidos permitidos

Pode ver a Lista de Alimentos permitidos para a Fase 2 – e faça a sua própria dieta.

Lista de alimentos da Fase 2 – Perda de peso continuada (a PPC)

Na fase 2 da dieta Atkins vai poder comer novos alimentos com mais hidratos de carbono – 5 Hidratos de carbono líquidos diários por semana. Continue a comer os alimentos da fase 1 mais os novos alimentos da seguinte lista.

Laticínios: requeijão, natas, queijo mozarella, ricota,

Nozes e frutos secos: amêndoas, castanha do Brasil, cajú, sementes de girassol, nozes de Macadâmia, Nozes, Pistachios,

Frutas: mirtilos (frescos), meloa, framboesas (frescas), morangos (frescos),

Sumos: sumo de limão, sumo de lima, sumo de tomate

Importante: para saber os hidratos de carbono líquidos basta subtrair o total das fibras dos hidratos de carbono para obter os hidratos de carbono líquidos.

O que fazer se a perda de peso pára nesta fase!

Se a perda de peso parar, retire 5 gramas de hidratos de carbono líquidos por dia durante uma ou duas semanas para ver o resultado. Caso seja necessário, retire mais cinco. Por exemplo, se já vai pelos 50 gr de hidratos de carbono líquidos por dia e ao somar mais 5 g na semana seguinte para atingir as 55 g diárias, nota que a perda de peso parou. Então vai ter de retirar 5 g para voltar a consumir 50 g de hidratos líquidos por dia. Isto quer dizer que se comer 50 g de hidratos de carbono e, caso seja necessário 45 g, vai continuar a perder peso.

Este é portanto o nível ideal de Hidratos de Carbono que necessita o seu corpo para continuar a perder peso. Quando estiver a apenas 4,5 kg do seu peso desejado, pode passar à fase 3 – a Pré-Manutenção.