A fase 2 da dieta Scarsdale segue os mesmos princípios da fase 1 – a fase de emagrecimento rápido -, que consiste basicamente num plano pobre em gorduras e hidratos de carbono, mas com menos restrições e uma maior seleção de alimentos.

Depois da primeira fase de emagrecimento rápido da dieta Scarsdale, que durou 2 semanas, vem agora a fase 2, a chamada fase de estabilização.

Regime Scarsdale (Two-On/Two-Off)

Cada fase da dieta Scarsdale dura 2 semanas, a primeira fase, a mais restritiva, a fase de emagrecimento rápido, conduz a uma perda de meio quilo por dia. A segunda fase, a fase de estabilização dura também 2 semanas, mas a perda de peso é mais lenta.

O Dr. Tarnower, o criador deste regime alimentar, recomenda alternar as fases da dieta, seguindo o sistema “Two-On” e “Two-Off”, que significa: duas semanas na fase de emagrecimento rápido (Two-On) e outras duas semanas na fase de estabilização (Two-Off).

O que comer na fase 2 da dieta Scarsdale (fase de estabilização)

Lista básica de alimentos na qual deve basear-se para fazer as suas escolhas na fase de estabilização da dieta Scarsdale:

Todas as carnes magras – carne bovina, cordeiro, vitela, carne de porco, aves como frango e peru (sem pele e gorduras visíveis), fiambres (que não contenham amidos).

Todas as variedades de peixe fresco e congelado – evitar os enlatados em molhos gordurosos. Cozinhe-os a seu gosto, mas sem adição de gorduras.

Todos os tipos de marisco – camarões, vieiras, lagosta, ostras, caranguejo e todos os que preferir.

Ovos: consuma apenas três por semana. Prepare-os como quiser mas sem a adição de manteiga, margarina, óleos, ou outras gorduras; prepare ovos mexidos, omelete, cozidos (duros ou moles), estrelados (num pouco de caldo instantâneo de galinha, ou numa frigideira antiaderente com spray.)

Queijos: pode comer praticamente qualquer queijo, desde que seja reduzido em gorduras (cheddar, suíço, americano, camembert etc.) bem como os queijos frescos tipo cottage baixos em gordura.

Leite semi-gordo ou magro e iogurtes magros (sem açúcar)

Sopas, consomé e caldos – sem natas e leite gordo ou gordura.

Legumes e verduras – quantidades que quiser

Frutas frescas – maçãs, laranjas, peras, cerejas, ameixas, uvas, toranja, melão, melancia… (qualquer fruta que desejar, exceto abacate).

Sumos de frutas e sumo de vegetais – podem ser ingeridos, mas apenas sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar. Misture sumo de frutas com sumos vegetais e obtenha deliciosos smooties.

Frutos secos – podem ser consumidos com moderação – nozes, caju, nozes pecan, avelãs e outros.

O pão é permitido nesta fase de estabilização, mas deve limitar-se a 2 fatias por dia, de preferência pão de proteína. Pode optar por outra variedade de pães, desde que não ultrapasse o limite e não escolha pães de leite ou outros com teores de açúcar e gorduras.

Doces, compotas e geleias para barrar o pão sem açúcar (usar com moderação).

Gelatina – para sobremesas sem açúcar.

Saladas verdes – com qualquer combinação de verduras a seu gosto e em quaisquer quantidade, mas com molhos pobres em calorias (não mais de 15 calorias por colher de sopa): pode temperar com limão, vinagre…

Bebidas – quentes ou frias, tanto quanto desejar – café, chá, refrigerantes light (tudo sem adição de açúcar; pode usar adoçantes). Leite magro pode ser adicionado ao café e chá, se deseja.

Uma bebida alcoólica por dia – uma pequena quantidade de álcool está permitida: 4,5 cl de bebidas alcoólicas tipo brandies (whiskey, gin, vodka…) ou um copo pequeno de vinho (13 cl) ou um copo de cerveja light (23 cl). Mas não permite licores, ou misturas tipo cocktails doces com refrigerantes e açúcar. Vinhos tinto seco, branco, rosé, champanhe seco, e xerez secos são permitidos. Não permite vinho do Porto, ou outros vinhos doces.

Temperos – ervas aromáticas e especiarias a gosto. Ketchup, molho coctail, mostarda, picles, azeitonas…tudo com moderação e não deve conter açúcar e amidos. Molhos pobres em calorias (não mais de 15 calorias por colher de sopa)

Cenouras e aipo – podem ser comidos a qualquer momento que sentir fome.

Embora a segunda fase da dieta Scarsdale inclua mais variedade de alimentos, mas a sua ingestão deve ser sempre controlada. Aqui estão as restrições para a fase de estabilização ou também a chamada fase “comer e permanecer magro”:

O que deve sempre evitar

  1. Não comer mais do que 2 fatias de pão por dia e, preferencialmente pão com proteína torrado (pode substituir por pão integral).
  2. Não usar açúcar, mas os edulcorantes/adoçantes são permitidos
  3. Não comer batatas, batata doce, inhame, arroz, massas ou outros alimentos com farinhas, como também o abacate
  4. Não ingerir produtos lácteos ricos em gordura. Escolha produtos magros lácteos, mas com moderação
  5. Nenhum doce ou sobremesa, nem mesmo o chocolate, exceto frutas e gelatina sem açúcar
  6. Não comer carnes gordas, nem como enchidos tais como salsichas, chouriços, salame, mortadela, etc
  7. Não usar maionese ou molhos gordurosos
  8. Não usar manteiga de amendoim
  9. Não usar manteiga, óleo, banha ou qualquer tipo de gordura, tanto para cozinhar como para untar o pão
  10. Álcool – só está permitido um copo por dia (referido em cima)

A partir de agora pode comer o que quiser, tendo em conta as restrições referidas. Vai continuar a perder peso, mas obviamente de forma mais lenta. Porém, se no final dos 14 dias, ainda tem algum peso a perder, pode voltar à fase 1 e repetir a dieta por um período de 14 dias.

Aqui um resumo de tudo o que tem de fazer, até chegar ao seu peso desejado de forma rápida e segura:

  1. Comece na fase de emagrecimento rápido (Two On), que dura duas semanas. Aqui o plano alimentar para duas semanas da dieta Scarsdale.
  2. Depois passe à fase de estabilização (Two off), que dura também duas semanas (vai comer mais alimentos, mas perde menos peso)
  3. Se depois de cumprir as duas fases, nota que ainda precisa de perder peso, pode voltar à fase de emagrecimento rápido outra vez, por mais duas semanas
  4. E depois das duas semanas na fase de emagrecimento rápido volte à fase 2 novamente outras duas semanas
  5. Continue assim, alternando as fases da dieta Scarsdale cada duas semanas, Two-On e Two -Off, até chegar ao seu peso desejado.

Recorde, que se esta dieta se prolonga mais além do período indicado para cada fase, pode ser nociva. Embora o seu criador recomende seguir este plano alimentar toda a vida, pode não ser o mais adequado no seu caso. Deve sempre pedir conselho ao seu médico, nutricionista ou dietista.