A fase 3 da dieta Atkins, chamada também de Pré-Manutenção é onde irá acabar por perder o peso que ainda lhe falta e onde irá encontrar o seu equilíbrio pessoal de hidratos de carbono, que é a quantidade de hidratos de carbono líquidos que pode comer sem ganhar ou perder peso, ou seja comer, mas ao mesmo tempo, manter o seu peso desejado. Lembre-se que se chegou a esta fase é porque encontra-se bem perto do seu peso ideal, só lhe falta perder 4, 5 kg para chegar à sua meta de peso.

Se quer fazer a Dieta Atkins, porque só tem que perder 5 kg, então pode começar pela fase de Pré-Manutenção. Nesta fase vai perder peso e alcançar o seu peso ideal. Se começa por esta fase, convém ler as regras básicas de como funciona a dieta Atkins.

Como funciona a Fase 3 da dieta Atkins – Pré-Manutenção

Na Pré -Manutenção vai finalmente chegar ao seu peso ideal, isso também quer dizer que vai ficar a saber qual é o seu Equilíbrio de Hidratos de Carbono, ou seja a quantidade de hidratos de carbono que pode comer por dia, sem ganhar ou perder peso. É importante ressaltar que o equilíbrio de hidratos de carbono é algo muito pessoal, podendo variar de pessoa para pessoa e pode levar bastante tempo até encontrá-lo. Por isso, pode passar vários meses até alcançar a sua meta de peso, podendo perder apenas um quilo por semana. Mas encare isso como algo positivo e natural, pois assim, vai conher melhor o seu corpo e como este reage face aos aumentos de hidratos de carbono, semana após semana.

Recorde que está a aprender uma nova maneira de comer, que deve ser mantida para sempre, se quiser manter o seu peso sempre sob control.

Hidratos de Carbono líquidos nesta fase: vai aumentar 10 g de hidratos de carbono.

Por exemplo se acabou a fase 2 – Perda de peso continuada – com 50 g de hidratos de carbono líquidos por dia, aumente 10 g por dia e comece  a Pré-Manutenção com 60 gramas de hidratos de carbono líquidos. Após uma semana, pode aumentar para 70 gramas de hidratos de carbono líquidos – desde que continue a perder peso. Se a perda de peso parou, deve reduzir em 10 gramas de hidratos de carbono líquidos.

O que comer na Pré-manutenção?

  • Continue a comer os alimentos ricos em proteínas – todas as carnes, peixe, mariscos, queijos etc., como também as gorduras necessárias
  • Continue a comer os vegetais permitidos das fases anteriores mais os que vão sendo introduzidos nesta fase, que serão alimentos ricos em hidratos de carbono: frutas como morangos, maçãs, uvas, cerejas, lentilhas, feijão… Veja a lista dos alimentos permitidos abaixo.

Se já encontrou o seu equilíbrio de hidratos de carbono, não tenha pressa em passar para a fase seguinte – a fase 4. Continue nesta fase durante 1 mês, pois é nesta fase que vai ficar definitivamente a saber realmente qual é o seu saldo de hidratos de carbono, o que poderia levar algum tempo, por isso teste os novos alimentos ou ajuste os seus hidratos de carbono. É possível que tenha de fazer várias tentativas. Preste atenção ao seu peso que deve manter-se estável mas também ao seu apetite, pois não deve sentir desejos incontroláveis por hidratos de carbono.

Só depois de ter estado durante um mês nesta fase, passe à Fase 4 – a fase de Manutenção. A Fase 4 é onde vai permanecer para sempre, por isso convém seguir nesta fase até alcançar o seu peso desejado que vai depender dos ajustes que irá fazendo aos hidratos de carbono, até dar com o seu número certo, ou seja a quantidade de hidratos que pode comer para manter o seu peso.

Na fase 3, a Pré-Manutenção, é onde a maioria das pessoas perdem os seus últimos quilos a mais antes de passar à última fases da Dieta Atkins.

Alimentos da Fase 3 da dieta Atkins (Pré-Manutenção)

Como já referido continue a comer os alimentos da fase 1 da Atkins mais os alimentos da fase 2 da Atkins e agora acrescente os seguintes.

Vegetais ricos em hidratos de carbono

Comer com quantidade bem controlada

Abóbora, cenouras, batata, inhame.

Leguminosas

Feijão preto, grão-de-bico, feijão branco, feijão vermelho, lentilhas, feijão lima, feijão manteiga, feijão pinto.

Fruta

Maçã, banana, cerejas, toranja/grapfruit, uvas, goiaba, kiwi, pêssego, ameixa, melancia.

Cereais

Flocos de aveia, arroz e massa integral.