Esta é a fase 4 da dieta Atkins e a última. Se chegou até aqui é porque tem vindo a aprender uma nova forma de comer e, o que é mais importante, manter o peso que foi perdendo ao longo das fases anteriores. Esta nova forma de comer deve manter-se para toda a sua vida. Já não é uma dieta mas sim um estilo de vida.

A dieta acabou, agora começa o seu novo estilo de vida, com o peso que sempre quis ter. Tenha sempre em mente que o segredo para manter o seu peso é o equilíbrio dos hidratos de carbono, que é a quantidade de hidratos de carbono que pode tolerar sem ganhar peso. Lembre-se que, o que verdadeiramente faz engordar, é o excesso de hidratos. Agora que você encontrou a sua quantidade seja-lhe fiel para o resto da sua vida.

O que comer na fase 4 da dieta Atkins?

Continue a comer da mesma maneira que comia durante a fase 3 – a Pré-Manutenção e todos os alimentos permitidos das fases 1 , 2 e 3.

  • Continue a comer os alimentos ricos em proteínas, tantos quantos deseja – todas as carnes, peixes, mariscos…
  • Continue a comer as mesmas gorduras dando preferência às saudáveis como o azeite…
  • Coma de todos os hidratos de carbono das fases anteriores, vegetais, frutas, frutos secos…

Os Princípios básicos da Atkins

Não se esqueça nunca dos princípios da dieta Atkins. Lembre-se que os hidratos de carbono proporcionam ao corpo a energia necessária da mesma maneira que a gordura, no entanto, enquanto houver hidratos de carbono o corpo usará primeiro essa energia antes que a outra. Então, quando a ingestão de hidratos de carbono é limitada, força o corpo a queimar gordura, resultando na perda de peso rápida.

Por isso não coma mais hidratos de carbono do que aqueles que pode comer sem engordar. É possível que com o tempo, tenha de alterar o seu equilíbrio de hidratos de carbono, pois o seu corpo vai-se modificando, devido ao passar dos anos, ao envelhecimento, à menopausa ou mudanças no estilo de vida.

Convém ressaltar que cada pessoa tem um nível diferente de equilíbrio de hidratos de carbono, ou seja, a quantidade que cada um come, mas que continua a perder peso. Depois de haver encontrado o seu na fase 3, siga-o à risca, porque se esse equilíbrio for ultrapassado, o excesso de hidratos volta a ser novamente fonte de energia para o corpo, desta forma, o corpo volta a armazenar gordura e você ganha de peso.

Se em algum momento durante fase 4 da dieta Atkins, começa a aumentar o peso até 2,5 kg, deve regressar à Fase 3, durante uma ou duas semanas, para recuperar o peso anterior.