fase de ataque da dieta Dukan é o ponto de arranque desta dieta, também conhecida como dieta das proteínas puras, que consiste numa fase de emagrecimento rápido. Mas porque se chama fase de ataque? Porque nesta fase vai comer apenas alimentos ricos em proteínas e absolutamente nada de hidratos de carbono, a chamada fase das proteínas puras.

Na verdade isto representa um ataque ao nosso corpo, pois este vai ficar privado do açúcar que provinha dos hidratos, que como sabemos é o seu principal combustível. Sendo assim o corpo não tem outro recurso que recorrer à gordura armazenada. Desta maneira começa logo a perder peso.

Os resultados são bem visíveis logo nos primeiros dias e encoraja a seguir em frente sem desistir. Contudo, esta situação representa um grande esforço para o corpo, por isso não deve prolongar-se mais além dos dias que deve durar a fase de ataque para cada caso pessoal, já que pode comprometer a sua saúde.

Duração da fase de ataque da dieta Dukan

A duração da fase de ataque depende do peso que deseja ou tem que perder. Cinco dias, é especialmente recomendado para quem deve perder entre dez e vinte quilos de peso. Se deve perder menos de dez quilos a duração da fase de ataque convém que seja só de três dias. Se deve perder menos de cinco quilos a fase de ataque dura apenas 1 dia.

Para casos extremos de obesidade, particularmente quando se tem de perder mais de vinte quilos, a fase de ataque pode durar de 7 a 10 dias, é necessário, porém, ter acompanhamento médico.

Depois de decidir quanto peso deseja perder, este é o tempo que deve durar a fase de ataque da dieta Dukan

  • Menos de 5 quilos : um dia na fase de ataque.
  • Menos de 10 quilos: três dias na fase de ataque.
  • De 10 a 18 quilos: cinco dias na fase de ataque.
  • Mais de 18 quilos: de sete a dez dias.

Quantos quilos vai perder?

Se a fase de ataque tem uma duração de 5 dias, em que comeu só proteínas puras, a perda de peso vai dos 2 a 3 quilos. As pessoas obesas podem chegar a perder cinco quilos.

Quando a fase de ataque dura apenas três dias, a perda de peso será de 1 a 2 quilos e meio. Quando a fase de ataque for de apenas 1 único dia, a perda de peso será de 1 quilo

Uma vez que já conhece o seu objetivo, agora fique a saber que alimentos pode comer na fase de ataque.

Alimentos permitidos na fase de ataque da dieta Dukan

Durante a fase de ataque, pode comer na quantidade que quiser os seguintes alimentos a qualquer hora do dia:

  1. Carnes magras: vitela, boi (excepto o entrecosto e a costela), coelho, hambúrgueres e carne picada sem gordura
  2. Carne de aves sem pele, menos o pato e o ganso
  3. Vísceras que pode comer: fígado, rins e língua (no caso do boi, só a ponta da língua)
  4. Todos os peixes brancos ou gordos, mariscos e moluscos, defumados e em conserva
  5. Presuntos sem gordura e fiambres de peru, frango e porco magros
  6. Ovos (máximo 4 por semana, mas as claras todas as que quiser)
  7. Proteínas vegetais: o tofu e o seitan (especialmente para os vegetarianos)
  8. Laticínios: queijos e iogurtes magros
  9. Um litro e meio de água por dia (beber é muito importante para eliminar os resídios das proteínas)
  10. Uma colher e meia de sopa de farelo de aveia misturada no iogurte ou na preparação das panquecas Dukan
  11. Aspartame para adoçar

Não está permitido a carne de porco, cordeiro, ganso e pato, já que são alimentos gordurosos para esta fase de emagrecimento rápido da dieta Dukan.

Faça as sua escolhas preferidas dentro do leque que lhe permite os alimentos permitidos, misture-os como quiser e coma quantas vezes quiser. Na fase de ataque estão proibidos qualquer tipo de hidratos de carbono. Resumidamente tudo o que não se encontra na lista está proibido.

Pode comer de todos estes alimentos, a quantidade que quiser, e a qualquer hora do dia. Não se esqueça que nesta fase vai comer só proteínas, os hidratos estão proibidos (nas fases seguintes serão reintroduzidos). Tem à sua disposição uma grande variedade de alimentos proteicos, escolha os que mais gosta e coma-os sem ter de pesá-los ou contar calorias.

Conselhos do Dr. Dukan: Prepare as carnes sem qualquer tipo de gordura, nem manteiga, óleos, nem mesmo azeite, prefira métodos de cozinhar como assar no forno, grelhar, ao papelote ou cozer. No caso de querer fritar, deite umas gotas de óleo/azeite na frigideira antiaderente e estenda com papel absorvente de cozinha.

Que mais pode beber

Além da água pode beber: café, chá, infusões sem açúcar. Pode também beber Coca cola light e outras bebidas light mas está proibido as bebidas alcoólicas entre elas a cerveja.

Condimentos: especiarias, picles, vinagre, ervas aromáticas, sumo de limão só para cozinhar, picles e cebola (só como um condimento, se for muita quantidade é considerado legumes, que ainda não estão permitidos nesta fase); sal e mostarda (com moderação). O dr. Dukan recomenda não abusar do sal. O sal além dos inconvenientes que tem para a saúde, estimula o apetite convidando a comer mais.

Na fase de ataque da dieta Dukan é recomendado caminhar 20 minutos todos os dias.