Ao chegar à fase de estabilização definitiva da dieta Dukan, deve saber que a sua dieta está quase a terminar. Se chegou até aqui é porque emagreceu nas duas primeiras fases e porque soube manter o peso que perdeu na terceira fase. Vejamos um breve resumo das fases da dieta Dukan:

  • A fase de ataque – o ponto de arranque (começa a perder peso)
  • A fase de cruzeiro – continua a perder peso até conseguir o peso desejado
  • A fase de consolidação – manter o peso perdido
  • A fase de estabilização – comer corretamente 6 dias por semana e 1 dia de proteínas puras

Fase 4 da dieta Dukan

O que comer na fase de estabilização da dieta Dukan?

Esta fase já não traz nada de novo, no que respeita a novos alimentos. Deve comer como comia na fase de consolidação. Lembre-se sempre que a fase de consolidação será o seu modelo de alimentação.

Repassamos:

  • Todas as carnes magras
  • Todos os peixes e mariscos
  • Legumes e verduras permitidas à vontade
  • Fruta
  • Duas fatias de pão integral
  • 40 gramas de queijo
  • Duas porções de hidratos de carbono
  • Duas refeições de gala.

Todos estes alimentos são a base de uma dieta saudável e equilibrada que poderá seguir, sem o risco de voltar a engordar. Além disso deixe os elevadores e procure sempre caminhar 20 minutos por dia.

Outra media que deve manter para o resto da vida, é a ingestão de três colheres de sopa de farelo de aveia.

A outra medida a cumprir já sua conhecida na fase de consolidação, é na Quinta-feira de cada semana comer só proteínas. É fundamental que esta condição seja cumprida. Um dia de ataque, ou seja um dia de proteínas puras, onde vai comer só alimentos proteicos e nada mais, é a sua arma para emagrecer, mantenha-o por toda a vida.

O que comer na quinta-feira Proteica?

A partir de agora, vai ter uma alimentação normal baseada na fase de consolidação. Contudo, seja consciente que sempre vai correr riscos, por isso é importante manter a Quinta feira das proteínas puras, que será a chave para combater a sua tendência a engordar. Por isso nas Quintas feiras proteicas da fase da estabilização deve comer unicamente alimentos ricos em proteínas e evitar os que contenham alguma quantidade de gordura e de hidratos de carbono.

  • Carnes magras: a carne de cavalo; cortes magros de vitela e boi, pode também consumir as carnes de hambúrguer congeladas porque têm pouca percentagem de gordura. Todas as aves sem pele, menos o pato e ganso. Nas quintas feiras proteicas evite as asas e a coxa do frango, podendo ser consumidos nos demais dias da semana. Coma livremente a carne da pintada (galinha do mato) e do peru, cuja carne é muito magra; coma também a carne de codorniz e do pombo, a carne de coelho é também rica em proteínas puras. O porco e o cordeiro são carnes muito gordurosas que não devem ser incluídas nas quintas-feiras de proteínas puras, mas nos outros dia sim.
  • Os peixes e os mariscos: no dia das proteínas puras (quinta feira) são permitidos todos os peixes brancos, menos o peixe gordo – os chamados peixes azuis dos mares frios -, como o salmão, a sardinha, o carapau e o atum. O peixe branco é preferível a qualquer outro peixe durante as quintas-feiras proteicas. Em relação aos mariscos, coma de todos à vontade: caranguejos, camarões, mexilhões, ostras, vieiras…
  • Ovos: O ovo é a fonte mais rica de proteína, concentrada toda ela na clara. Contudo, nas quintas feiras da fase da estabilização não abuse das gemas, mas consuma quantas claras quiser. Prepare as omeletes e os ovos mexidos com uma gema e duas claras, podendo adicionar leite magro em pó. Tenha o cuidado de não cozinhá-los com manteiga ou óleo, use uma frigideira antiaderente.
  • Os laticínios magros: dê preferencia, nas quintas proteicas, aos queijos brancos (queijo fresco, quark, requeijão…), e evite os iogurtes. Os iogurtes, ainda que magros contêm lactose – um açúcar do leite-, mas pode comê-los nos outros seis dias da semana.
  • A água: no dia de proteínas puras aumente o consumo de água, que normalmente é de 1,5 litro para 2 litros de água por dia. A água purifica o organismo eliminando os resíduos que geram as proteínas.
  • O sal: modere o consumo de sal ao longo de toda a dieta Dukan, já que este leva à retenção de líquidos, sendo um inimigo daqueles que desejam emagrecer. Contudo, nas quintas proteicas deve, se possível, retire-o. Por este mesmo motivo não use mostarda às quintas-feiras, mas os demais condimentos podem ser usados.

Proteínas em pó

O Dr. Dukan não é muito a favor das proteínas em pó, isto porque não há nada que chegue ao prazer de ingerir alimentos naturais. No caso de usar, faça-o apenas em algum momento pontual e ocasionalmente.

Tenha presente que se não cumprir à risca a fase de estabilização definitiva da dieta Dukan pode correr o risco de voltar a engordar.