As fases da dieta de South Beach são três. A primeira fase é a mais restritiva, mas também a que promete perder mais peso. Nas seguintes fases as restrições diminuem e aumenta a variedade de alimentos. O plano permite três refeições e dois lanches por dia.

As 3 fases da Dieta de South Beach

Fase 1 da dieta de South Beach– Perda de peso rápida

Objetivo: eliminar o desejo pelos hidratos de carbono

A primeira fase da dieta de South Beach tem como objetivo estabilizar os níveis de açúcar no sangue e eliminar os desejos pelos amidos, ou seja os hidratos de carbonos, que criam adição e são viciantes.

É a fase mais difícil e rigorosa da dieta de South Beach. Dura apenas 2 semanas, mas é onde mais peso se perde, entre 3 e 6 quilos, sendo especialmente recomendada para pessoas que tenham de perder mais de 10 quilos.

Durante esta fase, está proibido comer os hidratos de carbono “maus” tais como: pão, cereais, bolachas, farinhas, massas, açúcar, arroz, bolos, doces, sobremesas, biscoitos, chocolates, mas também frutas ou sumos de frutas. Em troca, podemos comer carne, peixe branco e gordo (rico em ómega 3), ovos, frango, legumes e verduras de todos os tipos (exceto cenoura e abóbora), produtos lácteos pobres em gordura (leite, iogurtes e queijo), frutos secos e gorduras saudáveis (azeite, frutos secos). Pode ver aqui a lista de alimentos permitidos na fase 1 da dieta de South Beach.

Faz-se seis refeições por dia – três refeições principais e um lanche a meio da manhã ou a meio da tarde – , podendo fazer outro lanche depois do jantar. Ao finalizar esta fase é suposto que os desejos pelos hidratos de carbono tenham desaparecido.

No tocante a bebidas, pode-se beber água, café ou chá. As bebidas alcoólicas não estão permitidas.

Fase 2 da dieta de South Beach

Nesta fase vai continuar a perder peso, mas mais lentamente do que na Fase 1, o que permite adquirir hábitos alimentares mais equilibrados, sendo portanto uma forma saudável de perder peso e, posteriormente mantê-lo.

A duração desta fase varia de pessoa para pessoa, no entanto a perda de peso anda à volta de um quilo por semana. Por esta razão a duração desta fase não é a mesma para todos. Cada pessoa deve seguir nesta fase o tempo necessário até alcançar o seu peso ideal, ou o peso que estabeleceu perder.

O que há de novo na segunda fase da dieta South Beach?

Voltam os Hidratos de carbono “bons”

Esta fase é mais flexível do que a anterior e portanto mais fácil de seguir, já que os hidratos de carbono “bons” começam a ser introduzidos gradualmente na alimentação. Neles incluem-se as frutas, pão, massas e arroz integral, batatas e outros legumes adicionais. Há também a inclusão de uma fruta ao lanche e cereais ao pequeno almoço. Contudo ainda há alimentos que continuam a estar proibidos, como o chocolate, o pão branco, a cenoura e beterraba cozida, compotas, doces, açúcar, gelados e a maioria dos alimentos refinados. O objetivo é comer uma grande variedade de alimentos, sem que isso impeça alcançar a sua meta de peso.

Veja aqui os alimentos permitidos na Fase 2 da dieta de South Beach.

Terceira fase da dieta South Beach:

Manter a perda de peso

A finalidade da terceira fase da dieta de South Beach é manter o peso que alcançou na fase anterior. Por isso agora pode comer de tudo, mas com moderação.

A esta altura da dieta, aprendeu já como fazer boas escolhas alimentares e como tal a comer corretamente. Sendo assim a terceira fase é uma continuação dos hábitos alimentares que foi adquirindo nas fases anteriores, pode portanto desfrutar de qualquer alimento, sem comer demasiado, de modo a assegurar a manutenção do peso alcançado. Agora não é necessário fazer 6 refeições por dia, apenas o necessário. Esta fase propõe ser um estilo de vida saudável para o resto da sua vida.

Se nota que ganhou algum quilo ou que volta a sentir “desejos incontroláveis” pelos hidratos de carbono, pode voltar para a Fase 1 ou 2 até corrigir este problema.